NOVO ENSINO MÉDIO

ENSINO MÉDIO

O Ensino Médio é a última etapa da Educação Básica e tem como principal objetivo proporcionar ao aluno o contato mais amplo possível com todas as áreas do conhecimento e, assim, formar cidadãos responsáveis e capazes de solucionar problemas, utilizando as ferramentas adquiridas com a aprendizagem na escola.

Nesta fase, o CEMM procura oferecer excelência acadêmica nas diferentes disciplinas, promovendo discussões de temas atuais e garantindo que o aluno seja capaz de fazer uma escolha profissional consciente e tenha êxito no processo de seleção para o Ensino Superior.

Destaca que a proposta cognitiva pedagógica da escola não se limita ao interesse imediato, pragmático e utilitário. O Ensino Médio está estruturado em consonância com o avanço do conhecimento científico e tecnológico, fazendo da cultura um componente da formação geral, articulada com o trabalho produtivo e vinculada à contextualização dos fenômenos físicos, químicos, biológicos e sociais.

O Centro Educacional Mundo Moderno tem como princípios que fundamentam uma escola ativa e criadora:

        O incentivo ao comportamento ético, como ponto de partida para o reconhecimento dos deveres e direitos da cidadania;

         A valorização da escrita e, principalmente, da leitura em todos os campos do saber, desenvolvendo a capacidade de letramento dos alunos e percepção de mundo;

         O princípio educativo da metodologia da problematização como instrumento de incentivo à pesquisa, à curiosidade pelo inusitado e ao desenvolvimento do espírito inventivo;

         A articulação entre teoria e prática, vinculando o trabalho intelectual com atividades experimentais, utilizando novas mídias e tecnologias como processo de dinamização dos ambientes de aprendizagem;

         A valorização de práticas desportivas e de expressão corporal, referidas à saúde, à socialização e à cooperação, bem como o estímulo a atividades de produção artística que promovam a ampliação do universo cultural do aluno.

E já estamos prontos para o Novo Ensino Médio que se inicia no ano de 2022, com aumento de carga horária e flexibilização das matérias por área de conhecimento.

Nossa grade curricular está pronta, preparada para essa nova jornada, ofertando no 1º ano do Ensino Médio as disciplinas de projeto de vida, estudo orientado e eletivas na área de educação tecnológica além das disciplinas de formação geral básica.

E a partir do 2º ano do Ensino Médio (2023) o aluno trilhará seu próprio caminho por um dos itinerários integrativos oferecidos: “Sociedade, Cultura e Comunicação” ou “Tecnologia, Empreendedorismo e Meio Ambiente”.

O Novo Ensino Médio pretende atender às necessidades e às expectativas dos jovens, fortalecendo o protagonismo, na medida em que possibilita ao aluno escolher o itinerário formativo no qual desejam aprofundar seus conhecimentos.