top of page

ENSINO FUNDAMENTAL II

ENSINO FUNDAMENTAL II - 6° AO 9° ANO

Na segunda parte do Ensino Fundamental, o aluno já está com os conhecimentos mais consolidados. Nessa fase o CEMM tem como princípio filosófico levar o aluno a pensar, articulado a um fazer democrático que propicie a construção do conhecimento. O grande desafio é, diante das mudanças psicológicas e biológicas dos nossos alunos, dar continuidade a um trabalho que colabore para a formação integral do indivíduo.

Os alunos do 6° ao 9° ano vivem um ciclo de transições escolares que tem início com a mudança no número de professores, de disciplinas, de materiais didáticos entre outros. Por isso, a formação integral se efetivará na medida em que educador e educando valorizem as experiências vivenciadas anteriormente.

Assim, a construção de identidade se dará de maneira gradativa, processual, sempre com a mediação do educador que, imprescindivelmente, percebe e interage com a diversidade, respeitando a individualidade dos alunos.

O Ensino Fundamental II é um período de grande amadurecimento dos adolescentes. Espera-se que nessa etapa se intensifique a busca por autonomia, aprimorem-se os hábitos de estudos vivenciados na etapa anterior e se enriqueçam os conteúdos com as experiências em espaços diferenciados. Além disso, a expansão física é uma necessidade também evidenciada dessa idade. Por isso, o CEMM preocupa-se em incentivar a prática esportiva, por meio de aulas vivenciais, com projetos que envolvem toda a comunidade na qual o aluno está inserido, e as saídas pedagógicas, como mecanismo para canalizar as energias e potencialidades dos alunos.

bottom of page